sábado, 28 de outubro de 2017





Musicalização infantil Professor Thiago Procópio
Aos responsáveis e interessados :

  A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve na criança além da sensibilidade à música, qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo..
Objetivos  logo abaixo listei os 28 de 75 objetivos que aplico nas aulas de musicalização infantil  :

1 Interpretação e criação de canções
2 Brinquedos rítmicos
3 Trabalho vocal através de jogos musicais
4 Jogos que reúnem som, movimento e dança
5 Jogos de improvisação
6 Sonorização de histórias e poesias
7 Invenção e interpretação musical, explorando a criatividade como meio de exploração e exercício musical
8 Percepção sonora e musical: a escuta atenta, apreciação, concentração.
9 Reflexões sobre a produção e a escuta.
10 Brincadeiras com a voz
11 Aquecimento vocal
12 O silêncio x o som
13 Acalantos (cantar e embalar suavemente em momentos de relaxamento, alongamento ).
14 Brincos e parlendas (parlendas são brincadeiras rítmicas com rima e sem música, já os brincos são geralmente cantados, envolvendo pouco som e movimento corporal- cavalinho, balanço, serra-serra...)
15 Repertório musical que parte da legítima música da cultura infantil e que procura integrar vários gêneros e estilos musicais de diversas épocas e culturas
16 Promover o direito de brincar com a música, mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança;
17 Dar oportunidade à criança de escolher livremente como, com quem, onde quer brincar, ou seja, brincar pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;
18 Organizar a criação de espaços para a brincadeira com a realização de atividades de expressão musical;
19 Valorizar nossa identidade cultural e resgatando seus contos, danças, cantigas músicas, brinquedos e brincadeiras;
20 Instrumentalização inicial com Xilofones e tambores
21 (retirada )
22 Contato com brinquedos sonoros, instrumentos regionais, artesanais, industrializados, pedagógicos etc.
23 Estímulo à apreciação de timbres, modos de ação e produção de sons
24 Atividades musicais que integram reprodução, criação e reflexão
25 Reflexão sobre o fazer e sobre o apreciar
26 Integração entre áreas visando o favorecimento da construção do conhecimento de modo global, sem deixar de lado as questões específicas da linguagem musical
27 Inserção de projetos musicais em sintonia com o desenvolvimento total dos conteúdos trabalhados
28 Respeito à expressão corporal das crianças, estímulo à improvisação e à criação de movimentos, consciência corporal.



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